Sobre o Evento

Premissas sobre gêneros claramente definidos para homens e mulheres não são sustentadas na lógica contemporânea. O gênero pode ser construído por meio de uma repetição de atos estilizados em contextos específicos. Os termos masculinidade e feminilidade podem não se referir a um fator constitutivo do gênero; podem ser vistos como diferenças socialmente impostas e hierarquizadas pelo androcentrismo e misoginia. Atualmente, somos o que reivindicamos. Representações são solicitadas. O gênero é “definido” quando alguém necessita preencher / dar sentido a sua própria existência, na maioria das vezes por meio de modelos de sujeitos fixos. A lógica é política, não é? Tais afirmações objetivam abordar o vasto terreno onde se implantarão temas relativos ao gênero e suas ligações com a literatura e a linguagem.
Desse modo, considerando todas as informações e perspectivas debatidas, as discussões de gênero estão encaminhando para a pluralidade, desligando-se de dualidades arcaicas. O objetivo do evento é, em suma, estimular o livre debate e o compartilhamento de ideologias acerca do gênero.
Nossos estudos sobre gênero na literatura existem há mais de uma década, com o objetivo de apresentar ideias, maneiras de pensar além do padrão sexista, no qual nos encontramos imersos. Apesar de haver muitos grupos pesquisando gênero pelo Brasil, essa discussão ainda se mostra em desenvolvimento na região de São José do Rio Preto e no Estado de São Paulo. A fim de trazê-las aos nossos alunos e a toda a comunidade envolvida, idealizamos todo o projeto de interfaces entre literatura e gênero. O que iniciou como o I Congresso Nacional de Literatura e Gênero, está já em sua terceira leva, dando continuidade à proposta de âmbito internacional, envolvendo pesquisadores de todo o país e do mundo.